Toxina butolínica (Botox)

 

O que é?

A Toxina Botulínica é indicada para rugas na testa, entre as sobrancelhas (glabelares), laterais dos olhos, e em raros casos de rugas nasais, bucais e cervicais (pescoço).

Dysport® e Botox® são os nomes comerciais da Toxina Botulínica tipo A, um potente paralisante muscular, derivado da toxina do botulismo.

A Toxina Botulínica impede a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo, paralisando a musculatura local.

As rugas dinâmicas (causadas pelo movimento) da face e pescoço (pés de galinha, rugas da testa e entre as sobrancelhas, algumas rugas nasais, cervicais e bucais) existem devido à contração muscular. Logo, se paralisamos os músculos que as produzem, não haverá mais formação de rugas.

É nestes músculos específicos que o cirurgião plástico aplica a Toxina Botulínica, através de uma injeção de agulha extremamente fina.

Além desta utilização mais comum, esta substância também tem sido utilizada na correção da hiperhidrose (sudorese excessiva) de axilas e mãos, sendo aplicada localmente, impedindo a contração muscular necessária para a eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas.

A aplicação é rápida (entre 5 a 10 minutos) e pouco dolorosa. A paralisação muscular ocorre após 48 a 72 horas, se mantém em média por seis meses (3 a 6 meses) e não deixa o paciente sem expressão facial.

Cessado o efeito, pode ser refeita a aplicação.

 

Indicações

Qualquer pessoa com marcas de expressão (rugas dinâmicas da face e pescoço) ou hiperidrose pode se submeter ao tratamento com a toxina botulínica, porém o paciente deve ser individualmente avaliado pelo médico para que este indique se este é o melhor tratamento para o seu caso.

Não há idade mínima recomendável para a aplicação de toxina butolínica. Seu uso é recomendado, desde que haja rugas de expressão a serem combatidas.

 

Procedimento

Após a avaliação prévia, aplica-se anestésico tópico trinta minutos antes do procedimento, ou anestesia local.
Em muitos casos não se utilizam anestésicos, pois o paciente tolera muito bem o procedimento.
Este dura cerca de dez minutos e consiste de injeções locais, intramusculares, utilizando seringas e agulhas extremamente delicadas, que liberam pequenas quantidades do produto nos locais pré-determinados pelo médico.
A grande maioria dos pacientes não relatam dor significativa, apenas um leve desconforto no local das aplicações.

 

Cuidados

Recomenda-se a utilização de compressas ou máscara gelada por 20 minutos após a aplicação.
Evitar a posição deitada por um período de quatro horas.
Deve-se evitar a manipulação do local da aplicação e os exercícios físicos nas primeiras 24 horas.

 

Duração

Os primeiros resultados são visíveis em aproximadamente quatro dias, sendo que os efeitos terapêuticos máximos são vistos em torno de quinze dias.
A duração do efeito terapêutico do medicamento varia de paciente para paciente, sendo, em média, de 3 a 6 meses. Após este período, a reaplicação está indicada.

 

Contra-indicações

A toxina botulínica está contra-indicada em gestantes, pois a segurança de seu uso nestas pacientes ainda não está bem comprovada. Também é contra-indicada em algumas doenças neurológicas, alergia ao produto, e no uso de alguns antibióticos específicos.

botox